Saiba as facilidades da portaria presencial e portaria remota

Por:

de de

As duas possibilidades são eficazes e trazem uma série de benefícios tanto para o seu condomínio residencial como para o empresarial. Você precisa analisar qual a modalidade mais adequada às suas necessidades.

 Portaria Presencial traz muitas facilidades aos condôminos e ao síndico.

A portaria presencial é um serviço que facilita a vida de todos que convivem no prédio. Com um profissional dedicado à portaria de seu prédio, o resultado é segurança, praticidade e pronta resposta nos momentos em que você precisar.

O profissional

Para ter um bom porteiro, o primeiro passo é escolher uma empresa de segurança privada e serviços, que tenha credibilidade no mercado. Ela fará seleção de profissionais capazes de exercer esta função com competência e comprometimento. Além da seleção, a empresa contratada oferece palestras com muita orientação e informação. Ao condomínio, cabe passar o regimento e todas as instruções para o porteiro.

Sua segurança

O porteiro é um profissional treinado e preparado para agir com habilidade e agilidade. Ao sinal de qualquer situação suspeita no condomínio ou no seu entorno, ele fará a análise do acontecimento e acionará as forças de segurança ou de saúde responsáveis.

A organização do prédio

Uma das incumbências de um porteiro é zelar pela organização e bom andamento do condomínio. Acompanhar a manutenção do condomínio e contribuir para o convívio harmonioso entre vizinhos são algumas das tarefas de um porteiro.

Suas encomendas e visitas

Com a correria do dia-a-dia, dificilmente estamos em casa para receber nossas encomendas. Com um porteiro, você não precisa se preocupar com o dia e horário da entrega. Ele estará lá para receber o seu pacote.

Suas visitas encontrarão um profissional educado, bem-apresentado, simpático e que irá conduzi-las com satisfação.

Acompanhamento de prestadores de serviço

É fundamental que o porteiro acompanhe os prestadores de serviço e, ao final, avalie o que foi feito. Ex.: se um dos condôminos chamar uma empresa de assinatura de canais de TV, a instalação da antena não poderá gerar problemas, interferências aos demais condôminos que também possuem o serviço

O sucesso da portaria presencial depende do cumprimento de umas regrinhas básicas. São bem simples, mas se não forem bem executadas, o serviço pode falhar. 

O gerente operacional do Grupo Epavi, Fábio Aguiar, separou alguns ERROS que não podem ser cometidos.

1 – Não definir as regras para funcionamento da portaria

O condomínio não pode deixar de ter um cadastro atualizado dos prestadores de serviço autorizados, um controle de entradas e saídas, o registro de recebimento de encomendas e outras. São ferramentas de trabalho para o porteiro.

            1. Não orientar e capacitar o porteiro

Conhecendo as regras, o porteiro deve ter orientação de conduta pela sua empresa de segurança e das rotinas do condomínio pelo síndico.

3 – Não investir em equipamentos de segurança

O serviço será mais eficaz se o porteiro tiver à disposição câmeras, sistemas de identificação, softwares que facilitem o controle de entrada e saída.

4 – Consentir que o porteiro seja desviado da sua tarefa

Grave erro que gera falhas na segurança e atrapalha a entrada e saída de pessoas.

O porteiro deve conhecer os seus deveres e ter segurança para exercer somente suas atividades. 

5 – Abandonar a portaria

Se o seu porteiro não fizer atividades que não sejam de sua atribuição, esse problema não ocorrerá. 

6 – Autorizar que o porteiro tenha distrações na portaria

Ter limites para o uso do celular e evitar distrações é um passo para manter o porteiro mais atento. 

7 – Liberar a entrada de veículo sem identificar a pessoa que está dentro

O profissional deve fazer a checagem visual de quem está dentro dos carros. Verificar se as pessoas são moradores ou visitantes autorizados a entrar.

Agora que você já conhece melhor os benefícios e facilidades da portaria presencial, vamos falar da Portaria Remota.

A portaria remota traz diversos benefícios àqueles que investem na tecnologia e facilidade deste serviço. E, para reforçar a importância deste sistema, o Grupo Epavi separou 4 razões para que você implemente a portaria remota em seu condomínio, seja ele residencial ou comercial. Conheça:

1 – Portaria remota promove redução de custos

2 – Central de videomonitoramento age rapidamente em possíveis ocorrências

3 – Controle total de sua segurança via APP

4 – O sistema é planejado, individualmente, para cada especificidade que seu condomínio apresentar

Além destes benefícios, a portaria remota é a solução completa para você que procura diferentes facilidades em serviço só. O diretor da Epavi SIS, João Carlos Trindade, elenca, abaixo, algumas delas.

Maior independência

O morador tem independência ao entrar e sair do seu condomínio. O acesso ao seu prédio está em suas mãos e, independente da hora, você acessa seu patrimônio com tranquilidade.

Acompanhe seu patrimônio 24h

A portaria remota fornece dados importantes como filmagem 24h. Ao contratar o serviço, você terá as imagens das dependências de seu condomínio e seus arredores disponíveis num banco de dados.

Touchless

A nova tecnologia do mercado de segurança que une praticidade à saúde. Touchless, sistema de biometria sem toque, é tendência para agilizar os processos de entrada e saída de uma forma sanitariamente correta. O reconhecimento facial é uma das formas de touchless.

Menor circulação no seu prédio

Conforme enfatiza Alexandre Freitas, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Grupo Epavi, na pandemia, uma circulação menor de pessoas é sinônimo de proteção. Com a portaria remota, você terá esse benefício. Os trabalhadores da portaria presencial serão substituídos por tecnologia, assim, diminuindo o acúmulo de pessoas na portaria de seu prédio.

Mas como a portaria remota é, relativamente, nova, é natural que haja dúvidas. Elencamos as principais para você se sentir seguro quanto a esta escolha.

É mesmo mais econômica?

Sim, a economia com os custos condominiais pode chegar a 70%

É segura?

Sim, só entra no condomínio quem for autorizado pelo condômino. E as câmeras gravam tudo o que ocorre no condomínio 24 horas por dia.

Atrasa a entrada dos visitantes?

Não, a confirmação da chegada do visitante ocorre em tempo real entre a Central de monitoramento e o condômino. Além disso, você pode enviar um convite via QR Code e ele terá acesso direto ao prédio.

Quem pode adotar a portaria remota?

Empresas, condomínios residenciais e comerciais.