Conheça a importância de uma boa limpeza e higienização nos ambientes de seu negócio

Por:

de de

Você já deve ter ouvido falar na relação que há entre manutenção de um espaço de trabalho limpo e bem conservado e o desempenho dos colaboradores, certo? E é isso mesmo! Há estudos que comprovam que ambientes profissionais pouco higienizados e desorganizados resultam na baixa produtividade da equipe. Ao mesmo tempo, o oposto é verdadeiro: quanto maior a limpeza, organização e um ambiente agradável, maior a satisfação e a produtividade dos funcionários.

Mas sabemos que não é fácil localizar uma empresa que enfrente os desafios de buscar soluções para vários segmentos. Veja o de máquinas pesadas: a limpeza de máquinas pesadas oferece certos riscos com o manuseio de tintas, lubrificantes, aparas de metal e fibras de vidro. Há também algumas máquinas sensíveis à poeira e sujeira, que necessitam de higienização mais frequentes.

Limpeza dos escritórios
A área de pessoal é um ponto fundamental nas empresas. Por exemplo, a equipe que faz a limpeza desses locais precisa estar em boas condições de saúde e ser capacitada para desempenhar as tarefas necessárias. Especialmente, após o surgimento da pandemia, os protocolos de limpeza aumentaram a frequência das vezes em que determinados locais devem ser higienizados com álcool 70%. São todos aqueles em que muitas pessoas tocam nas superfícies várias vezes ao dia.

Manter a reputação do negócio
Quem não lembra de empresas que tiveram sua imagem afetada por estarem no meio de algum escândalo sanitário? Um escândalo sanitário é um dos principais riscos às organizações porque além de trazer um impacto negativo muito grande para a saúde das pessoas envolvidas, o desgaste na mídia acaba por tornar a situação de conhecimento geral, ampliando os prejuízos. É por isso que a realização de uma higienização eficiente é tão importante.

Manter a saúde dos colaboradores
Ter uma equipe qualificada e treinada para executar suas atividades profissionais é o sonho de qualquer empreendedor. Mas de nada adianta ter o time mais preparado e não oferecer as condições de segurança necessárias para que eles desempenhem suas atividades. Evitar o surto de doenças contagiosas, a contaminação pelo contato com superfícies sujas, entre outros problemas, é fundamental para garantir o bem-estar dos profissionais. E isso, você obtém por meio de equipes especializadas em limpeza de ambientes.

Garantir a produtividade
Colaboradores saudáveis trabalham melhor e são mais produtivos. Quando uma empresa não cuida da limpeza do ambiente, é mais comum que seus funcionários tenham problemas de saúde, o que também resulta em piora no desempenho, incluindo faltas ao trabalho. Manter as salas de qualquer empresa longe de bactérias e germes é a ênfase no processo de limpeza e higienização, que se tornou ainda mais importante diante dos desafios propostos pelo novo Coronavírus. Cuidar para que superfícies e objetos estejam sempre higienizados é uma das melhores formas de prevenir a disseminação do vírus. Portanto, limpar com álcool 70% várias vezes ao dia os seguintes itens:

*celulares;
*computadores;
*elevadores;
*mesas;
*maçanetas;
*telefones fixos;
*torneiras

EPIs
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é o que garante a segurança de quem vai trabalhar na limpeza do ambiente empresarial. Roupas e calçados adequados, luvas, máscaras, são alguns dos equipamentos mais populares e eficientes ao fazer uma desinfecção. Eles evitam o contato direto com produtos de limpeza, alguns com componentes mais fortes em suas fórmulas. Eles são fundamentais em situações de limpeza de lugares contaminados com substâncias químicas perigosas, vírus, bactérias ou outros agentes que promovam risco à saúde.

Produtos
O uso de produtos corrosivos ou que tragam prejuízo aos ambientes deve ser evitado. Aplicar o produto correto em pisos, paredes, superfícies, carpetes, entre outros é necessário para não danificar materiais e equipamentos da empresa. Também devem ser evitados os produtos que exalam cheiro exageradamente forte. Algumas pessoas possuem alergias a cheiros fortes.

Segurança
Há uma série de normas de segurança que deve ser seguida para garantir o bem-estar de todos, antes, durante e após a limpeza de ambiente empresarial. No entanto, as regras podem variar um pouco, conforme o segmento.

Terceirizar o serviço de limpeza
Contratar uma empresa especializada em limpeza traz grandes vantagens, como focar apenas no seu negócio, contar com pessoal capacitado na desinfecção do ambiente, e garantir a saúde e o bem-estar de colaboradores e clientes. Além da qualidade do serviço prestado, você terá redução de custos e maior eficácia.

Como contratar uma boa empresa de limpeza
*Verificar sua reputação no mercado
*Buscar a opinião de clientes
*Verificar se a empresa segue normas de segurança
*Observar a qualificação dos profissionais

Podemos ajudar você
O Grupo Epavi possui mais de 50 anos de expertise em segurança e serviços. Atua nos mercados do RS, SC e PR. É certificado com os selos Great Place to Work, é campeão de Inovação no seu segmento e está entre as 500 Maiores Empresas do Sul do país.
Por isso, converse com um dos nossos consultores comerciais pelo: 51. 32221969 ou, se preferir solicite um orçamento, clicando aqui: http://epavi.com.br/